quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como se prevenir da gripe suína

O principal conselho para se previnir da doença é bem simples. Evitar viagens a destinos em que existem casos confirmados, e em menor escala evitar destinos onde há suspeita de casos.
Caso não haja escolha, de acordo com o infectologista e professor de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Olzon deve-se seguir as seguintes medidas:

Caso o destino da viagem, seja países onde o número de casos confirmados esteja em ascensão, deve-se procurar saber se a cidade em questão registra casos confirmados da doença.
"Em capitais, onde o risco é maior, a rotina de viagem deve ser diferente. Toda aglomeração precisa ser evitada, como usar meios de transporte coletivos, ir a shows ou visitar museus. O ideal é se manter o mais isolado possível", diz Olzon.

Máscara cirurgia funciona para evitar-se a gripe? de a cordo com Olzon, a proteçao da máscara sozinha não é efetiva. "Todos estão usando máscaras como se fosse a salvação. Mas não é bem assim. Como o vírus se transmite pelo ar, a proteção é relativa".

Para Paulo Olzon, as medidas tomadas pelos governos tem de ser maiores que as tomadas em outras epidemias. "Deve haver um controle ativo para evitar que a epidemia se espalhe pelo planeta. Em 1918, a gripe espanhola demorou três anos para atingir o mundo todo; em 1957, a gripe asiática virou pandemia em 10 meses. Mas, agora, com a rapidez permitida pelo transporte aéreo, a velocidade com que as doenças se alastram é ainda maior, mesmo com mais recursos para tratá-las."


Recomendações do Ministério da Saúde

Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
- Evitar locais com aglomeração de pessoas;
- Evitar o contato direto com pessoas doentes;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas e substituí-las sempre que necessário;
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas;
- Não usar medicamentos sem orientação médica.

Aos viajantes procedentes das áreas afetadas que apresentam sintomas da doença:
- Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima;
- Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Medidas tomadas pelo governo brasileiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira que em breve os viajantes oriúndos das áreas afetadas pela gripe suína receberão, ao desembarcar, um folder educativo com informações sobre sintomas, medidas de proteção e higiene e orientações para procurar assistência médica.

Segundo a Anvisa, os passageiros também serão alertados sobre a doença durante os voos, por meio de um aviso sonoro. Se houver suspeitos casos da gripe suína no avião, funcionários da Agência encaminharão um médico ao local para evitar que o passageiro tenha contato com outras pessoas no aeroporto.

Segundo o site do Ministério da Saúde, “todas as Secretarias Estaduais de Saúde foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção oportuna de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas”. Também de acordo com o site, cada uma das Secretarias possui o Plano de preparação para enfrentamento de pandemia, o qual estabelece as diretrizes e as ações dos governos para enfrentar essas emergências de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica, ou sugestão. Ficarei grato!