quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como reconhecer e prevenir um infarto

Doenças Cardiovasculares representam cerca de 17 milhões de mortes no mundo, e mais de 47 mil no Brasil. Você saberia dizer se está em um grupo de risco? Tem tomado medidas para melhorar sua saúde cardiaca? E em situações extremas sabe como reconhecer os sinais de um ataque cardíaco? Se respondeu não para algumas das questões, nosso tutorial é de seu interesse.

Grupos de risco:
Se você se encontra em algum desses grupos, ou até mais de um, deve procurar acompanhamento médico regularmente, para avaliar as condições do seu coração, e é claro se possível tentar sair desse grupo.
• Fumantes: O fumo está fortemente associado à progressão das doenças relacionadas à infartos.
• Diabéticos: A chance de ocorrência de infarto é 2 a 4 vezes maior que nos não diabéticos. Os diabéticos apresentam com maior freqüência “infartos silenciosos”, sem dor no peito, por isso devem estar atentos a qualquer mal-estar súbito e procurar um serviço de saúde o mais rápido possível;
• Colesterol elevado: Valores elevados de colesterol total e colesterol “ruim” (LDL) e valores reduzidos de colesterol “bom” (HDL) aumentam a chance de ocorrência de angina e infarto;
• Hipertensos (“pressão alta”): Os portadores de hipertensão arterial apresentam risco aumentando de ataque cardíaco (infarto) e derrame cerebral. O controle adequado da pressão arterial, por sua vez, reduz a chance de ocorrência desses eventos;
• Idosos: Pessoas com mais de 65 anos têm maior chance de apresentarem um ataque cardíaco. Freqüentemente, o principal sintoma apresentado por eles é a “falta de ar de início súbito” ou “mal-estar súbito” e não a dor no peito. Idosos com esses sintomas devem ser avaliados o mais breve possível por um médico.


Como reduzir as chances de um Infarto:
Todas as pessoas estão suscetíveis a ataques cardíacos e em qualquer situação. Deve-se tomar medidas para reduzir as suas chances ao mínimo. Além de ver seu cardiologista uma vez ao ano(duas se estiver em um dos grupos de risco), deve-se seguir as seguintes intruções:

-Não fume; Se tem diabetes, tente mantê-lo sob controle; Alimente-se bem; Controle a sua pressão sangüinea; Pratique exercícios regularmente; Reduza o Stress


Como identificar um ataque cardíaco:

Você pode ter:

- Dor no meio do peito.
- Dor no ombro, braço(geralmente o braço esquerdo), barriga ou mandíbula.
- Note qualquer falta de ar; Suor intenso; Náuseas; Fraqueza ou tonteira; Palidez, acompanhados de dor no peito.

Raramente um infarto apresenta todos os sintomas acimas, então é preciso ficar atentos a todos eles. Caso os sintomas não se apresentem por longos períodos, mas por períodos curtos e repetitivos, deve-se procurar seu médico mesmo assim.
ATENÇÃO: Não tente dirigir a um hospital em caso de suspeita de infarto. Faça dessa sua última opção!

Muitas pessoas declaram que realizar tais tais medidas tomam tempo e dinheiro, mas não levam em consideração que um infarto afetará as suas vidas em muito mais tempo e dinheiro do que preveni-lo.

Sociedade brasileira de cardiologia: http://www.cardiol.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, crítica, ou sugestão. Ficarei grato!